Sports helmet on a green mountain bike in the Park among the trees. Concept protection during active and healthy lifestyle
A bicicleta como meio de transporte apresenta inúmeras vantagens, entre elas a sustentabilidade, a economia e os benefícios para a saúde. Contudo, por deixar o corpo do ciclista muito exposto e vulnerável no caso de quedas, também requer muito cuidado com os itens de segurança.
Como forma de reduzir os riscos para quem pedala, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece alguns equipamentos obrigatórios para o usuário de bicicletas:
Além desses itens que a lei determina, a segurança do ciclista é garantida com o uso de capacete, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos de proteção.
Mesmo sabendo da necessidade de se proteger contra quedas e acidentes, muitos ciclistas infelizmente seguem pedalando sem tomar os devidos cuidados.
Na verdade, alguns até mesmo “esquecem” de instalar os itens obrigatórios!
Não importa se é por falta de tempo ou desconhecimento dos riscos, simplesmente não há desculpa para continuar sendo negligente com a sua própria vida.
Continue lendo este artigo para conhecer um pouco mais sobre os principais itens de segurança da sua bicicleta.
É o acessório mais importante para um ciclista e pode ser encontrado em diversos modelos, desenhos e formatos.
Ao escolher o seu, certifique-se de que se trata de um capacete certificado e preste atenção ao tamanho, pois ele não pode ficar muito frouxo nem muito apertado na cabeça.
Um bom capacete vem equipado com uma cinta jugular, que serve para prender o capacete no queixo, além de um ajuste traseiro para a cabeça.
Verifique se as espumas são removíveis para facilitar a lavagem.
Os modelos indicados para a prática do mountain bike contam com uma viseira na frente que ajuda a proteger o rosto do ciclista de galhos, pedras e da luz do sol. São capacetes bastante ventilados, para que o ciclista não transpire tanto na cabeça enquanto faz a trilha.
Os capacetes de speedy também vem com regulagem e são ventilados, sendo ainda mais leves e confortáveis. Contudo, não possuem viseira. Ela não tem tanta utilidade, já que nessa modalidade o ciclista não enfrenta as mesmas condições do mountain bike.
Há ainda os capacetes street, que são muito parecidos com os modelos usados pelos praticantes de skate. Têm menos ventilação, apesar de serem confortáveis, e têm uma pegada mais “estilosa”. Mesmo assim, protegem da mesma forma.
A grande maioria dos capacetes para ciclismo é feita com isopor de alta densidade, um material leve, barato e muito seguro.
É importante entender que o capacete é feito para quebrar. Por isso, quando o seu capacete se partir, não é preciso se lamentar. Isso significa que ele dissipou a energia do impacto que atingiria em cheio a sua cabeça!
As luvas para ciclismo são indicadas para evitar que a pele fique irritada por conta do apoio contínuo na manopla. Outra função importante é a proteção no caso de queda, pois naturalmente levamos as mãos à frente do corpo nesses momentos como um reflexo de proteção.
Para quem costuma fazer percursos no inverno ou em lugares com muito vento, a proteção térmica das luvas é essencial. Uma corrente de ar gelada pode fazer com que as mãos do ciclista enrijeçam, dificultando o uso dos freios e até mesmo atrapalhando a condução da bicicleta.
Ao escolher suas luvas, você pode optar pelos modelos de meio-dedo ou de dedo inteiro. Vai depender da sua preferência ou necessidade.
Independente do modelo, elas devem ser bem acolchoadas e confortáveis. Hoje em dia, a maioria das luvas de ciclismo possuem um gel na palma para ajudar a aliviar a pressão na mão do ciclista.
Uma luva meio-dedo oferece um pouco mais de mobilidade para os dedos e conforto térmico no calor, protegendo a pele das mãos mesmo em pedaladas mais longas.
A opção de dedos longos, por sua vez, é uma ótima escolha para os dias de inverno ou para quem faz trilhas muito técnicas de mountain bike, já que oferecem uma maior aderência ao guidão.
O espelho retrovisor para bicicletas é um item exigido por lei e é muito útil para que o ciclista possa ver o que está acontecendo atrás da sua bike enquanto trafega no trânsito.
O Código de Trânsito determina que o retrovisor deve ser instalado no lado esquerdo da bicicleta para auxiliar o ciclista durante a condução. Mas você pode ter um retrovisor de cada lado, para aumentar ainda mais a segurança.
Há modelos que podem ser acoplados diretamente no guidão da bicicleta e outros que você pode pode colocar no capacete, ambos garantindo uma excelente visibilidade.
Também obrigatório por lei, trata-se de um item essencial para alertar pedestres e motoristas sobre a presença do ciclista no trânsito.
Segundo o CTB, a campainha é todo dispositivo sonoro mecânico, eletromecânico, elétrico, ou pneumático capaz de identificar uma bicicleta em movimento.
No mercado existem diversos modelos, com sons diferenciados que você pode escolher de acordo com a sua preferência. O importante é não rodar por aí sem um alerta sonoro para poder chamar a atenção de outros veículos ou pedestres em situações de risco.
Para quem pedala à noite, as principais preocupações são ver e ser visto pelos outros veículos que estão trafegando na mesma via.
O uso de iluminação, tanto na frente quanto na parte superior da bike, é altamente indicado para garantir a segurança nesses momentos.
Você pode escolher um farol mais potente, alimentado por várias pilhas ou mesmo com baterias recarregáveis, que são excelentes para quem faz trilhas noturnas com os amigos.
Ou então você pode escolher uma opção mais simples, alimentado por pilhas de relógio e com luz LED. Modelado em silicone, esse tipo de farol pode ser acoplado facilmente ao guidão para um night bike mais informal.
Acoplar uma luz no seu capacete também ajuda a aumentar a segurança nos passeios noturnos, principalmente quando você precisar olhar em outra direção que não seja a dianteira da bike.
Outra exigência do CTB, as faixas de sinalização coladas na bicicleta também servem para alertar pedestres e motoristas sobre a sua presença, especialmente durante a noite.
Dependendo do modelo escolhido, os sinalizadores podem apenas refletir a luz do farol dos carros ou até mesmo piscar independentemente.
O código de trânsito determina que esses sinalizadores sejam compostos de retrorrefletores com alcance mínimo de visibilidade de trinta metros. A parte prismática deve estar protegida contra a ação das intempéries.
Eles devem ser instalados obrigatoriamente nos seguintes locais:
Os óculos de ciclismo não são apenas um acessório estético. Eles funcionam como se fossem a viseira de um motociclista.
Quando você está pedalando há sempre o risco de algum inseto se chocar contra o seu olho ou mesmo sofrer alguma irritação devido ao excesso de poeira na estrada.
Imagine você descendo uma ladeira de bicicleta a 40 km por hora, sobre um chão de pedra solta, quando de repente surge uma abelha ou sobe um “poeirão” que atrapalha a sua visão.
É tombo na certa!
Por isso, os óculos de proteção são um acessório indispensável.
Qualquer óculos comum pode servir para isso, desde que não tenha lentes de vidro.
Mas recomendamos os modelos para ciclismo, que além de serem equipados com lentes de acrílico, são mais flexíveis, leves e têm um ajuste na narigueira para que fiquem o mais próximos do rosto possível.
Agora que você já conhece os principais equipamentos para garantir uma pedalada tranquila, dê uma conferida nos capacetes e outros itens de segurança disponíveis para você na Fat Bike Floripa.