As bicicletas elétricas invadiram o mercado há um tempo, trazendo a grande vantagem do reforço motorizado na pedalada. Sem contar outros benefícios e, geralmente, um ótimo custo-benefício. Existem diversos modelos de bike elétrica, também conhecida como e-bike. Elas são como as bikes comuns, porém contam com sistemas de bateria e motor elétrico.
As baterias dessas bicicletas possuem autonomia variável, que podem trazer mais vantagens ao ciclista, conforme sua potência. Existem formas, inclusive, de aumentar a duração da bateria, se a sua autonomia não for muito alta. Essa é uma das maiores preocupações dos usuários, inclusive. Saiba mais sobre como a autonomia funciona!
A verdade é que não existe somente um padrão de autonomia para a bateria da bike elétrica. Ela varia conforme o fabricante e os modelos disponíveis no mercado. Uma grande parte dessas bicicletas tem uma autonomia média de até 70 km por carga de bateria. É a distância que ela anda sem que você precise fazer força para pedalar.
Outros modelos hoje já possuem autonomia superior, em torno dos 100 km. Já é uma diferença considerável, concorda? Essas bikes ainda são vendidas por um valor relativamente acessível. Mais recentemente foi lançada uma versão que mais parece uma moto, inclusive no design, com autonomia de 320 km!
Você quer que a bateria de sua bike elétrica renda mais tempo? Ou enfrenta situações que demandam mais autonomia da sua bateria? Saiba que existem alguns “truques” para que isso aconteça. Um deles é não carregar tanto peso na sua bicicleta. Quando você leva muito peso nela, o motor precisa fazer mais esforço, tornando menos prolongada a autonomia.
Algumas bikes elétricas vêm com um sistema chamado “pedal assistido”. Ele permite que, em cada pedalada, o motor acione seu funcionamento. Tudo ocorre automaticamente: é só dar a mínima pedalada, que o motor elétrico passa a trabalhar. Você para de pedalar, ou freia e ele desliga. Isso otimiza a duração da bateria.
Além dessas dicas citadas acima, você também pode atentar-se à calibragem do pneu para aumentar a autonomia da bike. Em um terreno menos regular, por exemplo, recomendamos que você deixe os pneus com pressões mais altas. Desse modo, a pedalada ficará mais suave e o motor não precisará ser acionado com tanta frequência.
Além disso, é uma boa realizar constantemente a manutenção preventiva da sua bike elétrica. Isso garantirá que ela apresente sempre o seu melhor desempenho, evitando a aparição de problemas. Inclusive aqueles ligados à bateria. Pode parecer meio evidente; mas outra dica é não acelerar, a não ser que seja inevitável. Pedale mais frequentemente!
A bike elétrica é um veículo super inovador e prático para o dia a dia. Considerando que o motor é sustentado por uma bateria, a questão da sua autonomia merece atenção. Não importa se você tem um modelo com autonomia de 100 km ou mais. Com essas dicas você otimiza de forma eficiente a duração da bateria.
Que tal, gostou de conhecer mais sobre as bikes elétricas? Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de outros posts úteis como este.